Argamassa

Aditivos para argamassa vs. Cal: entenda a comparação

A argamassa é uma mistura de areia, cimento, água e aditivos, sendo esse último o responsável por facilitar a aplicação do produto.

Aditivos para argamassa

O aditivo mais amplamente utilizado é a cal, constituída na maioria das vezes por óxido de cálcio ou hidróxido de cálcio, sua principal função é garantir o endurecimento e o desempenho da argamassa na hora de assentar e/ou revestir paredes e muros.

Porém, existem inúmeras manifestações patológicas da argamassa onde a Cal é uma das principais causadoras, por exemplo, descolamentos e fissuras, muitas vezes presentes em revestimentos externos.

Em revestimentos externos, essas patologias ocorrem muitas vezes em decorrência da ação das intempéries. Por exemplo, a cal precisa ser hidratada para o uso, procedimento esse que ocorre com a adição da água.

Quando há uma ação muito grande do calor, a água evapora muito rapidamente formando uma película de carbonato na superfície impedindo que a água no interior do revestimento evapore, ocasionando uma patologia e com isso há a necessidade de usarmos materiais que tenham a mesma função da Cal, mas que não interfiram no resultado final.

Os materiais que podem ser utilizados no lugar da Cal são chamados também de aditivos e entre eles estão os incorporadores de ar.

Argamassa com aditivo
Aditivos para argamassa facilitam a aplicação do produto.

Incorporadores de ar

Os incorporadores de ar são aditivos que permitem a incorporação durante o amassamento da argamassa de uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar, uniformemente distribuídas que permanecem no material mesmo no estado endurecido.

Quando incorporado a massa melhoram as propriedades mecânicas na mesma conferindo fluidez e leveza, facilitando o manejo e aplicação da mesma.

Por serem em sua grande maioria aditivos líquidos e/ou solúveis em água, não há a necessidade de hidratação do mesmo, como na cal virgem, sendo assim não tem se a preocupação de formação de película de carbonatos na superfície do revestimento e consequentemente fissuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.